Flashs do Dia… o que é isto??…”Oi xtora!!! ta td ben knsg?”

Esta, para mim, é uma batalha que só os professores podem travar…

“Adolescentes usam linguagem SMS e Messenger mesmo nos testes escolares

A grafia utilizada em texto ‘instantâneo’ está a ser transportada para o contexto escolar, quer se trate de trabalhos ou testes. Especialistas defendem que esta linguagem, sem regras, pode comprometer futuro da Língua Portuguesa.

Oi xtora!!! ta td ben knsg? nox tamx kom mtx xaudadx xuax poix ja ñ temx akela xtora kida à k nux habituamx bjtx, nunka nux vamx exkexer d xi! Ass: xara”         Consegue decifrar? ”                      

10 Respostas to “Flashs do Dia… o que é isto??…”Oi xtora!!! ta td ben knsg?””

  1. Confesso que tive alguma dificuldade…é que além de insttantãneo está ridiculamente infantilizado…

    CSD

  2. soniapessoa Says:

    Era um exemplo citado por uma professora, que retirei da página do aeiou on line, como aquilo está sempre a mudar, não posso repôr aqui a citação completa. Mas, já leu mensagens destas? Não está muito longe da verdade…

  3. Pessoinha Says:

    Não sei se sabes mas eu sou professora e, efectivamente, é assim que os miúdos falam entre si (e não só) nas sms e no messenger. Na minha altura de aluna do secundário e da universidade, também fazia algumas abreviaturas mas nada que se pareça com o que acontece agora. Nos trabalhps dos meus alunos ou testes, desde que não seja em português correcto, é erro! Azar! lol! :)))

    xinhus

  4. soniapessoa Says:

    ora pois, era nisso que falava quando dizia que esta é uma batalha a ser travada pelos professores, só vocês podem corrigir essses erros… nós pais, podemos repreender, mas pouco mais que isso.

    bjinhos

  5. Pena é que sejam SÓ os professores a ter de combater esta linguagem. E muitas vezes, são mesmo só os língua portuguesa que se preocupam com estas questões, os “mauzões ” que descontam os erros nos testes. Há uma falta de coesão nisto tudo, é cada um a fazer por si. E , na minha opinião, os pais andam a fazer cada vez menos em casa….

  6. soniapessoa Says:

    Maria. não quero que entendas mal as minhas palavras, eu como mãe cumpro o meu papel, mas não há nada como ver esses erros descontados em termos de notas, para obrigar os miudos a mudar a forma de escrever…

  7. Olá Sónia! Cá estou eu a comentar aqui no cantinho!… ;D
    Consegui decifrar muito bem esse pequeno texto, embora tanto ‘x’ me faça impressão. Costumo fazer abreviaturas no MSN, nas mensagens por telemóvel e nos apontamentos das aulas. De resto, acho impensável abreviar tanto e até substituir umas letras por outras, como é o caso do ‘x’ irritante.
    Na minha opinião, essa batalha é para ser travada pelos professores e pelos pais. Há que fazer com que os miúdos percebam que uma coisa são as mensagens pelo telemóvel e no MSN e outra coisa é o mundo real no qual convém escrever tudo direitinho, por extenso.
    Beijocas

  8. soniapessoa Says:

    estou de acordo… beijinhos

  9. Ola Sonia,

    Eu propria admito que faço algumas abreviaturas em sms ou messenger, mas nunca como os mais novos fazem. Para além de escrevem com muitos “x”s tambem trocam muito os “o”s por “u”s. A verdade é que ja vi adolescentes a escreverem muito mal, graças a estas brincadeiras.

    Acho que os professores devem estar atentos sim, e tentar combater, mas julgo que tambem os pais devem tentar ter uma atitude activa no processo.

    Beijinhos

  10. soniapessoa Says:

    Claro que sim Cátia, eu como mãe não me demito dessa responsabilidade.
    Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: