0. A autora

Sónia Pessoa Gouveia, 38 anos, portuguesa. Trabalhei 12 anos no Jornal Público, no Porto, onde nasci, cresci e me formei em Comunicação Social. Só agora, há bem pouco tempo, comecei a fazer aquilo que realmente gosto de fazer: escrever contos infantis. Podia definir-me de mil e uma maneiras, mas deixo isso ao cuidado de quem me conhece. Posso sempre levantar aqui uma pontinha do véu e citar o meu caro ex-colega no Jornal Público, José Alberto Lemos, que disse no meu jantar de despedida, do referido jornal, em tom de brinde: “A Sónia foi daquelas colegas que primeiro estranha-se e depois, de conhecer, entranha-se!”. Chorei, nesse dia, baba e ranho…

33 Respostas to “0. A autora”

  1. Ivo Machado Says:

    Sónia:
    Não leve a mal a minha postura de revisor de texto.
    Mas olhe … tem de emendar dois erros ortográficos que a desvalorizam.
    Primeiro:
    Só agora, á bem pouco tempo – substituir à por há
    Segundo:
    Podia defenir-me de mil … – substituir defenir-me por definir-me.
    Na expectativa de que entenda que, para alguém que deseja ser escritora e trabalhou como jornalista não fica nada bem ser pouco cuidadosa na apresentação do texto. Prometo visitar o seu blog com frequência. Ainda não li nada a não ser o ponto zero. Estou curioso. Há pouco tempo gravei um disco ( sou professor e cantor ) com poesia infantil – disco não comercial, que me ajuda a cantar histórias às crianças. Temos algo em comum: as crianças.
    Ivo Machado
    Ivo Machado

  2. soniapessoa Says:

    Obrigada pela sua atenção. Fico a aguardar mais comentários e espero que leia as histórias às suas crianças.

  3. Emília Monteiro Says:

    Olá
    Este espaço está muito bem frequentado!!!
    O professor Ivo Machado É SÓ o melhor cantor por amor ao ensino que existe em Portugal.
    Parabéns Sónia. Força.
    Corrige o que houver para corrigir e vê-mo-nos num espectáculo de Ivo Machado que canta Sophia como ninguém…

  4. Ivo Machado Says:

    É a primeira vez que interajo em blogs.
    Não sei se é permitido fazer comentários à margem. Mas é só para dizer que fiquei muito contente e, quiçá, emocionado com o post da Emília Monteiro a quem envio um abraço forte.

  5. Olá Sónia!
    Parabéns pela abnegação! Já coloquei um link para o seu blogue no meu em http://paulocarvalhoeducacao.wordpress.com/sites-de-interesse e serei frequentador atento.

    Cumprimentos!

    PS: Já agora, imitando o Sr. Ivo, na sua resposta ao primeiro post dele, corrija «ás suas crianças» por «às suas crianças»!

  6. Dr. Menéres Curdeiro Says:

    Permitam-me a impertinência. Não concordo com o ponto final a encerrar o parágrafo “Não sei se é permitido fazer comentários à margem.”. Acho, para não dizer que tenho a certeza, que ficaria melhor se não “fechasse” a observação, como exemplo:

    “Não sei se é permitido fazer comentários à margem, mas é só para dizer que fiquei muito contente e, quiçá, emocionado com o post da Emília Monteiro a quem envio um abraço forte.”

    P.S.: o Curdeiro é mesmo com “u”.

  7. soniapessoa Says:

    Dr. Menéres Curdeiro:
    Permite-me a mim, autora deste blog, pedir-lhe uma opinião sobre o mesmo?
    Muito obrigada pela visita.

    Sónia Pessoa

  8. Olá Sónia, obrigada pela visita e comentário. Gostei do que li aqui no seu blog que já foi referenciado no Doctorices, outro blog meu.
    Vou linká-lo no Criancices.
    Um beijinho e uma boa semana, RS.

  9. elisabetecunha Says:

    Sonia

    PRAZER em conhecer seu blog!!

    aparecerei mais vezes!

  10. Olá Sónia! Livros infantis? Que tal umas ilustrações? Tenho um trunfo na manga! Urgente, falar contigo!!!
    bjs

  11. Um trunfo na Manga? Ilustrações… acho que é uma boa notícia!

  12. Olá, Sônia.
    Obrigado por ter colocado um link do meu blog no seu.
    Tenho recebido muitas visitas através de sua página, principalmente de leitores portugueses, o que me deixa pleno de satisfação.
    Seu sítio é espetacular, do título à diagramação. Sou frequentador assíduo dos seus textos, ainda mais porque tenho a literatura como uma das maiores coisas dessa vida.
    Obrigado.

  13. Épa?!? estou siderado… com tanta correcção, não me atrevo a escrever mais nada…

    Parabéns pelo blog.

  14. Agora só vou fazer uma pergunta pouco inocente : dr é nome próprio?…

    E outra coisa, não fique siderado beezz, usurpador do “che”. Há realmente uma diferença entre à e há. Parece-me que á ainda não existe, a não ser que vá entrar nalgum acordo.
    Quanto à personagem principal, a Sónia, estou curiosa. Muito. Gostaria de ler alguma das suas estórias. E é o que vou tentar fazer dentro de pouco tempo. Eu sei…o tempo é muito relativo.
    Depois falamos.
    Vera

  15. Sónia já comuniquei com Paulo Carvavalho porque encontrei uma pesoa que a pode ajudar desinteressadamente,vou dar-lhe o email para entrar em comunicação com a pessoa–.
    http://www.sarajo03@gmail.com.comunicará com a pessoa e logo resolverá o que mais lhe convenha,gostei de poder ajudá-la caso seja possivel,parabens por escrever para crianças ou mesmo adultos,a leitura é essencial para podermos ser mais alguma coisa nesta passagem de vida,eu já não sou nova ,mas adoro livros,e também compro livros infantins quando são lindos tanto de história como das ilustrações,força é uma mulher com eu gosto um abraço sara rosa
    ps, espero noticias suas.

  16. Sónia li o seu perfil,admiro-a por ter seguido “o seu verdadeio caminho,”é nova tem o futuro pela frente,achei piada ao ler o que o seu colega José Alberto Lemos disse de si no jantar de despedida,sabe que é o que dizem de mim,até me fez impressão,é engraçado como somos olhadas,para depois verem o outro nosso eu.
    Seja muito feliz. sara roa

  17. Agradeço a visita e venho trazer-te uma flor pelo encantamento do Amor pelas e das crianças.
    Voltarei para deslindar o esquema de postagens do wordpress que, para mim, é bastante complicado e para calmamente ler os teus contos neste espaço que prevejo ser de sorrisos doces.
    Um bjinho e um lindo fim-de-semana

  18. muito bem sonia
    beijinhos dos jooes

  19. Joao Martins Says:

    Querida escritora Sonia, estou feliz por ter uma amiga que trabalhou para si com imenso prazer, dentro de dias terei comigo um modesto trabalho que lhe sera entregue para ilustrar o seu primeiro conto se a Sonia gostar, ele estara à sua inteira disposição.
    Como os contos que escreve são dirigidos para crianças, eu a caminho dos setenta tornar-me-ei como uma delas para saborear aquilo que tão bem sabe fazer. Com carinho beijos joao martins

  20. Olá mais uma vez Sónia!
    Já respondi a um post seu sobre a procura de ilustradores para os seus livros mas volto a referir aqui.
    Adoraria colaborar consigo! Podemos juntar o útil ao agradável! Ambas faríamos o que gostamos 🙂

    vou colar aqui o que lhe disse no outro post:

    ”Olá Sónia!

    O meu nome é Ana Rita Fonseca, tenho 22 anos e sou natural da Covilhã.

    Sou recém Licenciada em Design Multimédia.
    Ingressei nesta licenciatura no ano de 2005/2006, na Universidade da Beira Interior, tendo concluído a mesma no ano de 2007/2008.

    Encontro-me neste momento a frequentar o Mestrado em Design Multimédia na mesma Universidade.

    A área com a qual me identifico mais dentro da minha formação é a Ilustração e é seguramente a que quero seguir na minha vida profissional.
    No entanto, e como recém licenciada que sou, ainda não surgiram oportunidades profissionais nesta área.

    Tenho um portfólio de ilustração no qual tenho vindo a trabalhar no último ano.
    Recentemente descobri uma nova técnica e estilo com os quais me identifico bastante e quero seguir.
    Essa linha é uma linha infantil.
    As minhas ilustrações são sempre desenhadas num processo tradicional inicialmente (à mão, em papel) e posteriormente pintadas digitalmente
    (em Photoshop e com uma table Wacom).

    Como é natural, gostaria de abraçar projectos profissionais nesta área conciliando-os com os estudos.
    Em regime freelancer por exemplo. No entanto, se surgisse uma oportunidade vantajosa poderia pôr a hipótese de concluir os estudos mais tarde.

    deixo aqui o link dum site onde costumo mostrar os meus trabalhos:
    http://www.behance.net/AnaFonseca

    dê uma olhada.

    Se para este projecto já tem colaborador, espero poder ajudar em qualquer outro! Mesmo que inicialmente não seja paga! É o que gosto de fazer e quero fazer da minha vida, e tenho de começar por algum lado. Ver as minhas ilustrações em livros infantis é o meu sonho!

    Cumprimentos

    para mais alguma questão agradeço que contacte comigo através do e-mail -> anafonseca.a.f@gmail.com

    mais uma vez, conte comigo!

  21. Parabéns pelo lançamento do teu livro no dia 6 de Dezembro. Depois vou adquirí-lo. Só não estarei presente prque habito em Braga.
    Não estejas preocupada com essa data, mais difícil foi pubicar – SER DIFERENTE É BOM.
    Gostaria de te adicionar como amiga, mas não vejo no teu blog essa possibilidade. Assi, sugiro que me adiciones, no meu blog. Obrigada e muitas felicidades.
    Carlos Alberto Borges

  22. soniapessoa Says:

    Obrigada Carlos, já te linkei… espero ver-te no lançamento de Braga. Abraço

  23. Olá Sônia,

    Após uma recaída de leucemia em 2003 minha filha então com 08 anos teve uma parada cárdio respiratória de 30 minutos lesando seu cérebro(erro médico, buscando reparação na Justiça). Amanda minha filha ficou tetraplégica e sem falar, atualmente está com 14 anos. Desejo que vc me ajude na questão de leitura para ela, como está adolescente, seria dirigida a este público. Amanda tem algum entendimento, sorri, chora qdo algo lhe afeta, mas entedimento intelectual não sei o quanto e se tem. Conto com sua ajuda.
    Grata,
    Solange
    Brasília-DF
    alvarez.solange@gmail.com

  24. Adorei o blog e os contos parecem-me super interessantes. Vou procurar. Estou também a dedicar-me à escrita há alguns meses. Um abraço e força!

    • soniapessoa Says:

      Obrigada Filomena, e volta sempre. Se procurares na Fnac o meu livro encontras, se não houver e pedires para encomendar, eles mandam vir. Boa sorte para os teus escritos. Vai dando novidades. Beijinhos

  25. Adriana Costa Says:

    Oi Sonia, quero saber onde posso encontrar seu livros…tenho dois filhos e quero presentea-los com o seu livro que vai ficar marcado por ser o 1º livro de Gabriel (05 anos) e Sara (04 anos)

    Beijos – Adriana Costa

    • soniapessoa Says:

      Olá Adriana, obrigada pela visita aqui ao meu cantinho. O meu livro está esgotado nas livrarias, mas posso enviar-lho pelo correio, à cobrança. Qual é o seu endereço?

  26. isabel luisa de leston Says:

    Ola Sonia,apareci no seu blog por acaso, nao costuma seguir nenhum mas ha verdade e sensibilidade por aqui, ainda nao li nada, conto faze lo brevemente, ja publiquei o primeiro livro, sei bem as emoções que refere, PARABENS! e continue.bj grande…hei de voltar.

  27. isabel luisa de leston Says:

    emendo “não costumo” lol

  28. isabel luisa de leston Says:

    Ola mais uma vez,Sonia, o meu livro tem o titulo de “Atalhos e Espantalhos” e uma ode a amiade, com historias de amor.Vou ler aqui esta noite algumas coisas que encontrar escritas por si.bjnh

  29. isabel luisa de leston Says:

    la vou emendar outra vez …”amizade”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: