Acções de Formação
Anteontem fui levar a minha mais velha à escola. Chegámos cedo e resolvemos fazer tempo num café, que fica perto da escola dela. O sol convidou-nos a sentar na esplanada, cafézinho, água para matar a sede… ok, eu confesso, e duas fatias de tarte de chocolate a que não conseguimos resistir. Coincidência, passa por ali a ilustradora do meu livro e toca de dar duas de treta e pôr a conversa em dia.
Contou-me ela que a empresa em que trabalha, um gabinete de arquitectura, está a promover uma formação junto dos seus funcionários. Até aqui nada de muito novo… a minha surpresa foi quando ela me disse o tema da formação: Comunicação. Específica disse-lhe eu, já curiosa. Fiquei então a saber que a formação incide na relação interpressoal dos trabalhadores, ou seja, aprender a comunicar com o colega, aprender a ser tolerante, aprender a dizer as coisas das mais variadas formas, tendo em especial atenção a forma como se diz, pois o que por vezes dizemos descuidadamente pode ter um efeito negativo no nosso interlocutor… o objectivo da formação é obviamente criar um melhor ambiente de trabalho para que os resultados em termos de trabalho sejam ainda mais positivos… ontem à noite, já de madrugada (porque me deitei tarde!) dei por mim a pensar nisso…
… dei por mim a pensar, que todos nós precisávamos de fazer umas acções de formação dessa natureza, para que tomemos uma maior consciência de que o que por vezes dizemos, tão gratuitamente, muitas vezes até com ar de graça, pode magoar aquele a quem nos dirigimos, muitas vezes nosso amigo/a… e pode doer muito, acreditem!… pensar nos outros PRECISA-SE!…
Março 28, 2009 às 10:01 pm
Cada vez mais pensar nos outros precisa-se mesmo!
Um grande beijinho da RS.
Março 28, 2009 às 10:37 pm
É verdade.Mas se é nosso amigo/a e nos magoa, mesmo que intencionalmente, temos como que por obrigação dizer helloooo….! acordaaa, cartão vermelhoooo!… e é assim, amigo que se preze, da próxima vez já vai pensar duas vezes antes de abrir a boca porque já ficou conhecer os limites das ditas “graças”. Muitas vezes isso acontece e nem por isso é por não se pensar/gostar dos outros mas serve sempre para mais uma lição na vida.Mas é sempre bom saber que ainda há pessoas que nos despertam com estes temas, dá sempre para pensar…… Parabéns e muitas Felicidades para ti e que Deus te ajude e te continue a inspirar com estes temas interessantes. Beijinhos e Beijocas.
p.s *gostei particularmente da imagem escolhida, LINDAAAAAAA.
Março 29, 2009 às 3:28 pm
Sem duvida que sim. Sabes que aqui os directores da empresa onde trabalho tambem vao a formacoes dessas, pelo menos ja nao andam tao bestas .
Eu nao me posso queixar do meu chefe porque nem o vejo esta do outro lado do atlantico e quando falamos e ao telefone ou por email.
Beijo daqui ate ai e um bom resto de domingo.
Março 29, 2009 às 11:24 pm
Não duvides minha amiga…muitos deviam frequentar cursos intensivos de bons modos….
Bj
Março 30, 2009 às 5:58 pm
Olá Amiga!
Acredito seriamente que me estou a tornar uma melhor pessoa! E isso só por si já é muito bom!
E penso o mesmo, como seria bom que outras pessoas pudessem ter o mesmo género de formação e dessem por si a rever o modo como se relacionam com os outros, e também o modo como se relacionam consigo mesmo.
Isto porque por vezes só sabemos dizer sim ao outro, o que resulta para nós em frustração, negação da nossa própria vontade, e isso não nos faz nada bem. Uma relação “óptima” é aquela onde tens o máximo de transparência, sem ser bruto com o outro, mas também onde não negas aquilo que queres ou sentes só para ser simpático… ser assertivo pode causar estranheza nos outros, mas acaba por revelar-se a melhor opção.
Grande abraço.
Março 31, 2009 às 5:03 pm
Pois, Carla, tens razão, mas eu ainda tenho alguma dificuldade em reagir quando me magoam… fico sempre tão surpresa, e sem reacção… enfim! Beijocas amiga!
Março 31, 2009 às 11:50 am
Realmente há muita gente que precisava cursos intensivos dessa natureza. E às vezes basta apenas a troca de algumas palavras para não ferir as pessoas…não é assim tão dificil.
Beijinhos Amiga