Esperteza saloia… a minha, ou a dela?

A minha mais velha não gosta das lides domésticas… não gosta, não sabe e não faz questão de aprender. A minha mais velha tem 15 anos e anda no 10º ano, as notas da escola andam sempre à volta dos 17, 18 e 19, é por isso uma excelente aluna, trabalhadora, aplicada e muito responsável.

Todos os dias quando vou fazer o jantar a minha mais velha passa pela cozinha, espreita e pergunta-me se eu preciso de ajuda… todos os dias eu respondo que não, mas fico a pensar… hoje o diálogo desenrolou-se assim:

“- Mãe, precisas de ajuda?

– Ajuda para quê? Para fazer os panados, o arroz de tomate, a salada ou a sopa de feijão que está a cozer?…

A minha mais velha franziu o sobrolho…

– Não percebi…

– Sim, filha… todos os dias passas aí e perguntas-me se preciso de ajuda e eu acho sempre essa pergunta tão inusitada, tendo em conta que não gostas, nem sabes, fazer nenhuma desta coisas…

– Oh mãe, não era mais fácil continuares a responder que não precisas de ajuda? – riu-se- É que na verdade eu passo por aqui mal começas o jantar porque sei que como eu não sei fazer nada disso, vais responder sempre que não!

Acabamos as duas a rir, ela toda contente porque continuei sem aceitar a sua ajuda, e eu a pensar que devia era ter-lhe metido a faca na mão para descascar a cebola e chorar do ardor… minha vingança!… mas rendi-me à evidência de que realmente ela é uma excelente aluna, nunca tenho de a mandar estudar pois ela ocupa a maior parte do seu tempo a fazer isso, e porque na verdade já nem nos podemos agarrar à velha máxima das fadas do lar de antigamente… os micro-ondas e as refeições pré-cozinhadas resolvem os problemas desta nova geração.

9 Respostas to “Esperteza saloia… a minha, ou a dela?”

  1. Pessoinha Says:

    Pobre moça! lol! Podia lavar as folhas de alface, se lhe apetecesse, não é preciso grande ciência.
    Mas deixa lá que a moça quando precisar põe mãos à obra. E é como dizes… com as novas tecnologias não é preciso ter muito trabalhp. ALém disso ainda há a bimbi que faz tudo e mais alguma coisa. lol!

    beijos

  2. Sónia…..vou pensar no teu caso… é que não tenho a certeza se estou deacordo ou não…. e não estou a ver o que tem a ver ela ser boa aluna co m cortar ou não a cebola….. hummm…cheira-me que isto vai dar um daqueles posts…. aí tenho tenho… vou ali pensar o que faço para o jantar…me aguarda🙂

    Beijinho amiga
    Jorge

    PS:Já agora fiquei curioso.. o teu mais novo também é assim bom aluno?

    • soniapessoa Says:

      Eu explico amigo, antes que me trucides… o descascar cebola nada tem a ver com o estudar ou não, mas tendo em conta que ela passa a maior parte do dia a estudar, não me parece mal deixar-lhe o resto do tempo para ela fazer aquilo de que gosta (ler, computar, escrever)… e que não é seguramente cozinhar! Beijos

  3. O pior é se ela tem de ir estudar para longe de casa como aconteceu à minha.
    Felizmente que ela se safa muito bem a fazer de tudo, senão a minha dor de cabeça seria bem maior…

    • soniapessoa Says:

      Fátima, daí não virá mal ao mundo concerteza, até porque a minha opinião e de que quando nos vemos obrigada a algo por via da necessidade, lá arranjamos forma de nos desenrascar… e ela não será excepção concerteza. Beijinhos e que tudo corra bem com a tua filhota!

  4. Loool.. Olha, e eu que sempre quis aprender a cozinhar, mas em casa nunca ninguem me ensinou..

    bjnho.

  5. Olá, Sónia!
    Essa história é-me familiar.
    eheheheh
    Abraços

  6. Lendo isto me recordei de várias histórias e cenas do cotidiano, meu e de pessoas próximas.

    Adorei o texto, muito bom.

Deixe uma Resposta

