Ser Diferente é Bom… leiam, por favor…

Este deve ser o nonagésimo post que escrevo sobre Ser diferente é Bom, mas o nonagésimo não vai versar sobre o meu livro… vai falar sobre alguém que merece aqui, e não só, uma honrosa homenagem.

Hoje vou falar sobre um serviço público, a Segurança Social, mais concretamente a Segurança Social de Braga. Todos sabemos que, muito embora já tenha sido bem pior, os serviços públicos nem sempre funcionam bem e, pior, quem está à frente deles (e quando digo à frente é mesmo ao balcão) nem sempre dispõe da formação humana desejável para um serviço que se quer célere, mas humano, tolerante, simpático… Porque ser diferente é bom, sempre que me desloco à Segurança Social de Braga, por este ou aquele motivo, não fico nunca indiferente a uma figura que, por ser diferente, dá nas vistas… o engraçado da situação é quando se dá nas vistas por se ser competente, por se ser, na verdade, aquilo que qualquer funcionário público, e não público, deveria ser… o Sr. Hugo Conceição, que aparenta ter à volta de 30 e poucos anos, está sentado numa das secretárias que atende as senhas dos Beneficiários… importa dizer que as senhas dos Beneficiários atingem sempre números astronómicos e a espera para ser atendido é quase sempre longa. já que abarca um leque de assuntos muito vasto… o Senhor Hugo Conceição é uma força da natureza, quer em competência, disponibilidade, afectividade e, já agora, velocidade de raciocínio… o Senhor Hugo Conceição de todas as vezes que me atendeu, olha-me nos olhos, mostra-me sem rodeios que está ali por e para mim, e sempre com o objectivo único de me resolver todos os problemas.

Hoje, tive de me deslocar à Segurança Social e quando chamaram o meu número (estavam apenas dois funcionários disponíveis para a senha dos Beneficiários), deixei passar porque queria mesmo ser atendida por este senhor. Atrás de mim colocaram-se cerca de 4 ou 5 pessoas que também só o queriam a ele e conversa puxa conversa, os elogios não se fizeram tardar sobre a forma tão profissional com que o Sr. Hugo atende os seus, ao fim ao cabo, clientes.

Por estes motivos, quis hoje prestar a minha homenagem ao Senhor Hugo, que vou fazer, aliás, chegar a instâncias mais altas… porque nem sempre dizer mal, nem nunca dizer bem… obrigada Hugo, permite-me chamar-te assim, porque quando pousas a tua na nossa mão e nos acalmas muitas vezes as agruras da vida, procurando sempre a melhor solução, trazes um raio de sol, de esperança, que nos faz acreditar que este pode vir a ser um mundo melhor.

A vós, blogueiros, amigos, peço a vossa opinião sobre os serviços públicos da vossa área de residência… funcionam bem, mal?… priviligiam o lado humano, ou não?… digam de vossa justiça!

6 Respostas to “Ser Diferente é Bom… leiam, por favor…”

  1. Sónia…. tu não tens lido os meus posts sobre a nossa espera?…. temos umm diário do processo e tudo… para no fim… irmos lá e pedir o livro de reclamações…mas ´so no fim… que infelizmente são elas que quando chegar a nossa filha nos vão avaliar …..

    Acho que fazes muito bem em enaltecer quemfaz o seu trabalho como deve ser..mas é triste que seja a excepção e não a regra.

    Beijinho
    Jorge

  2. Como afirmou o Jorge Soares é infelizmente a excepção e cada vez mais raras.

    Casos como o Sr. Hugo que naqueles 5minutos de atendimento dá um conforto para o resto do dia são escassos simplesmente porque cada vez mais olhamos para nós..e SÓ para nós.

    Tenho o orgulho de poder dizer que…um senhor Hugo..é meu amigo, já de alguns anos. Trabalho no atendimento ao publico e bem vejo que o seu comportamento nao é padrao. é um entre milhares que atende as pessoas com respeito e naqueles 5 min sabemos que somos a sua preocupação.

  3. soniapessoa Says:

    Tens razão Jorge! E devemos mesmo enaltecer as excepções à regra paraque inspire outros colegas a adoptarem esta postura… bjo

  4. soniapessoa Says:

    Enfermeiro, é bom saber que haverá mais srs. Hugos por esse país fora… espero que mais lhe sigam o exemplo… beijinhos

  5. Tem dias! mas de uma forma geral está muito melhor que há uns atrás.Mas há vicios que não se alteraram, um deles é nunca olharem para nós.

Deixe uma Resposta

