Coisas que me ultrapassam…
No mês passado fui a uma consulta de rotina ao Centro de Saúde. O médico mandou-me fazer alguns exames, daqueles rotineiros só para ver se a máquina ainda vai funcionando ou se precisa de mudar o óleo. Hoje deixei lá os exames para o médico ver (achei que para mostrar os exames não valeria a pena marcar consulta e roubar a vez a outros que precisem mais da consulta do que eu). Deixei os exames, dizia eu, e tive de pagar 2 euros e 10 cêntimos… alguém me explica porquê?…
Janeiro 16, 2009 às 10:31 am
não é por quê ,é para quê?
deduzo que seja para o TGV…
Janeiro 16, 2009 às 12:30 pm
ah, o TGV!… para pagar a ligação de Braga a Vila Verde… completamente bem empregues os meus 2 euros e 10 cêntimos. Retiro a reclamação… rsss…
Janeiro 16, 2009 às 1:52 pm
Porque a saúde deixou de ser gratuita para passar a ser tendencialmente gratuita (aí a diferença do tendencialmente….), não é?
Janeiro 16, 2009 às 1:53 pm
Olá Sónia, tudo bem?
Bjinhos, RS.
Janeiro 17, 2009 às 3:31 pm
Sonia, a verdade é que tu, mesmo nao estando presente, o médico irá olhar para os teus exames, o que é contabilizado como “consulta” e por isso terás que pagar. A verdade é que os Centros de Saude (ou hospitais) recebem da ARS Norte (neste caso) por consulta (ou por tipo de consulta, no caso dos hospitais). Assim, se o médico irá “gastar” dinheiro contigo, é normal (de um ponto de vista económico) que os centros de saude queiram facturar esse “trabalho” à ARS. A forma como eles têm de comprovar à ARS o que deve ser pago é através das taxas moderadoras… São elas as “facturas” que os CS apresentam ao seu pagador.
Sei que para nós, que temos que pagar apenas por breves minutos a olhar para um papel, não nos parece justo, mas… a verdade é que muitos CS “vivem” em condições miseráveis e têm que, de alguma forma garantir que o dinheiro da ARS.
Fica aqui a explicaçao…. 😉
Beijocas
ps – ARS = Administração Regional de Saúde que é a entidade publica tutela a saude por região.
Janeiro 17, 2009 às 8:30 pm
Continuo a achar injusto, por vários motivos… jinhos
Janeiro 17, 2009 às 8:55 pm
Pois…já li a explicação atrás. De qualquer maneira existem coisas que eu não entendo. Esta é uma delas. Beijos.
Janeiro 19, 2009 às 7:52 pm
Sónia, eu concordo com a explicação da Cátia (e ela percebe da coisa). E digo-te que, se o médico vai ver os teus exames, ele vai consultar-te, embora não seja presencialmente. Acho justo, pois tempo é dinheiro.
Janeiro 25, 2009 às 12:23 am
é para o transporte dos exames até ao gabinete do doutor……
Janeiro 25, 2009 às 1:22 pm
É uma hipótese Teresa!… Terá mesmo de ser para alguma coisa assim importante e que justifique a cobrança… beijinhos
Fevereiro 4, 2009 às 2:03 am
Também li a explicação, mas tenho uma teoria…: caso a máquina dos exames precise de mudar o óleo, os 2 euros e 10 são divididos entre o porquinho de loiça do Sr. Dr. e quem faz a manutenção da máquina (dois euros para o Sr. Dr., e dez cêntimos para a manutenção da máquina.
Caso a máquina não precise de verificação… é obvio!
Fevereiro 5, 2009 às 12:02 am
Xiiiii…não me tinha ocorrido!Pronto, ok, está justificado, estou muito mais descansada!rsss…beijinhos e obrigada pela visita