Coisas que me ultrapassam…

No mês passado fui a uma consulta de rotina ao Centro de Saúde. O médico mandou-me fazer alguns exames, daqueles rotineiros só para ver se a máquina ainda vai funcionando ou se precisa de mudar o óleo. Hoje deixei lá os exames para o médico ver (achei que para mostrar os exames não valeria a pena marcar consulta e roubar a vez a outros que precisem mais da consulta do que eu). Deixei os exames, dizia eu, e tive de pagar 2 euros e 10 cêntimos… alguém me explica porquê?…

12 Respostas to “Coisas que me ultrapassam…”

  1. não é por quê ,é para quê?
    deduzo que seja para o TGV…

    • soniapessoa Says:

      ah, o TGV!… para pagar a ligação de Braga a Vila Verde… completamente bem empregues os meus 2 euros e 10 cêntimos. Retiro a reclamação… rsss…

  2. Porque a saúde deixou de ser gratuita para passar a ser tendencialmente gratuita (aí a diferença do tendencialmente….), não é?

  3. Olá Sónia, tudo bem?
    Bjinhos, RS.

  4. Sonia, a verdade é que tu, mesmo nao estando presente, o médico irá olhar para os teus exames, o que é contabilizado como “consulta” e por isso terás que pagar. A verdade é que os Centros de Saude (ou hospitais) recebem da ARS Norte (neste caso) por consulta (ou por tipo de consulta, no caso dos hospitais). Assim, se o médico irá “gastar” dinheiro contigo, é normal (de um ponto de vista económico) que os centros de saude queiram facturar esse “trabalho” à ARS. A forma como eles têm de comprovar à ARS o que deve ser pago é através das taxas moderadoras… São elas as “facturas” que os CS apresentam ao seu pagador.

    Sei que para nós, que temos que pagar apenas por breves minutos a olhar para um papel, não nos parece justo, mas… a verdade é que muitos CS “vivem” em condições miseráveis e têm que, de alguma forma garantir que o dinheiro da ARS.

    Fica aqui a explicaçao….😉
    Beijocas

    ps – ARS = Administração Regional de Saúde que é a entidade publica tutela a saude por região.

  5. Pois…já li a explicação atrás. De qualquer maneira existem coisas que eu não entendo. Esta é uma delas. Beijos.

  6. Sónia, eu concordo com a explicação da Cátia (e ela percebe da coisa). E digo-te que, se o médico vai ver os teus exames, ele vai consultar-te, embora não seja presencialmente. Acho justo, pois tempo é dinheiro.

  7. é para o transporte dos exames até ao gabinete do doutor……

  8. Também li a explicação, mas tenho uma teoria…: caso a máquina dos exames precise de mudar o óleo, os 2 euros e 10 são divididos entre o porquinho de loiça do Sr. Dr. e quem faz a manutenção da máquina (dois euros para o Sr. Dr., e dez cêntimos para a manutenção da máquina.
    Caso a máquina não precise de verificação… é obvio!

Deixe uma Resposta

