Pensamento do Dia… acerca da blogosfera

“Sair de um blog sem comentar é como visitar alguém e ir embora sem se despedir…”

Não resisti e trouxe esta frase do cantinho da Isabel, porque me fez pensar… porque não deixa de ser verdade, porque até neste mundo virtual a boa educação é bonita e cai bem. Porque se entramos num espaço que não é nosso, vagueamos por lá, mexemos e remexemos, o mínimo que podemos, devemos, fazer é deixar um cumprimento ao dono da casa por onde andamos a passear, e se, ao contrário, nos visitam e deixam um cumprimento fica-nos bem responder… a mim, foi assim que a minha mãe me ensinou.  a isto chama-se boas maneiras e regras da boa convivência da blogosfera.

 

14 Respostas para “Pensamento do Dia… acerca da blogosfera”

  1. Eu não tenho essa opinião e em nove meses de blogobairro, penso da mesma forma de quando iniciei. Tenho mais de 300 blogs no Google Reader e nem sei quantos posts por dia para ler. É impossível ler todos com a calma que me merecem e muito mais difícil seria comentá-los, como desejaria.

    Muitas vezes até já está tudo dito num post, não há mais nada para dizer. Eu também vejo os posts como um desfolhar de um livro, onde leio páginas e páginas e guardo muitas referências só para mim.

    Quanto a responder a comentários, poucas vezes o faço e não é por falta de educação, boas maneiras ou por ausência de boa convivência na net, é simplesmente por duas razões: não tenho muito tempo para tal e acredito na ideia de que assim como o post é nosso a caixa de comentários é para as visitas.
    A minha posição está toda ali naquele post, os leitores que se pronunciem e quando eventualmente achar oportuno e necessária a minha intervenção novamente, faço-o.

    Vejo por exemplo em muitos blogs, comentários muito breves em que o autor do blog, como é hábito responder a todos, tem de o fazer também aqueles e torna-se ridículo dizer olá, obrigada, que bom e etc.

    Aqui não há normas, cada um escolhe as suas e deve aplicá-las como entender e tu deves fazer da forma que achas melhor para ti e seguir sempre assim.

    Bjs

  2. Boa noite, Sónia 🙂
    Por acaso não concordo.
    Para mim um blog é como um livro; aliás há blogs que já deram livros.
    Tu vais a uma livraria, desfolhas livros e nem sempre os levas.
    Também podes entrar num blog, ler e não saberes comentar, como comentar e o que comentar; não te vais pôr a dizer bom dia eu estive aqui , ou lol, ou giro; no meu caso, prefiro que não digam nada.
    Há blogues de poesias que eu gosto, por exemplo, e que me são difíceis de comentar.
    Agora, quando me visitam pela 1ª vez e me comentam, agradeço sempre a visita, procurando um post no blog da pessoa que me visitou que eu possa comentar.
    É por isso que tenho muitos blogues no Googel Reader; assim posso lê-los sem ter que entrar pela porta.
    Boa noite 🙂

  3. soniapessoa Says:

    Aceito essas perspectivas… eu sempre que visito um blog novo (sublinho novo) gosto de deixar uma palavra de simpatia, não significa que sempre que vá aos blogs eu deixe comentários, nem pensar, até porque muitas vezes não temos nada a acrescentar e outras não dominamos o assunto de que se fala e nesse caso a falar por falar mais vale estar calado. Quando me deixam comentários a mim, numa primeira vez respondo sempre, a partir daí respondo quando acho que o devo fazer… beijinhos

  4. Olá Sónia

    Não vou fugir às opiniões já expostas, acho que devemos comentar os posts que por algum motivo mereçam o comentario, comentar por comentar ou por cortesia é coisa que não faço. Tenho por norma responder a todos os comentários que deixam nos meus blogs, mas é uma opção minha e percebo quem não o faz.

    Beijinho
    Jorge

  5. Oh SRª Dª Sónia, não concordo muito consigo. Há post que nos tocam e sobre os quais temos opinião, outros que não nos dizem nada- comentar para quê?
    Quanto ao responder aos comentários: acho ser de boa educação responder, mas nem sempre é possivel tal acontecer. Além de que há comentários que por vezes não merecem resposta.
    Bjos e fico á espera de noticias sobre o livro.

  6. Eu concordo com as discórdias que recebeste.
    Não comento todos os blogues que visito. Comento quando quero, quando me interessa marcar uma posição, dar uma opinião. Aliás, seria impossível em termos de tempo comentar em todos os locais que visito.
    Quanto ao meu blogue: gosto imenso que por lá comentem e tento sempre responder a todos os comentários. Aliás, penso até que tenho mais prazer nesse pingue-ponges dos comentários, do que na escrita dos posts. E daí, nem sei…
    Beijo

  7. soniapessoa Says:

    bem… lancei o debate pelo menos e espero que percebam que a minha posição sobre o assunto não é radical… eu disse que sempre que visito um blog pela primeira vez, na generalidade, deixo uma palavra sobre o blog em geral, não disse que comento todos os posts de todos os blogs!!beijinhos

  8. Ia prepara-me para dizer qu não estou nada de acordo, quando li os comentários da Patti, da Gi e a sua resposta. Agora já naõ estou tanto, mas ainda assim… quando visito pela prmeira vez m blog só deixo comentário por duas razões: ou gostei, ou vou retribuir uma visita que me fizeram.
    Seria impossível comentar tudo o que se lê. Já dedico duas horas diáras aos blogs ( ás vezes masi), se fosse a deixar comentários por todos onde passo, não fazia mais nada, de certeza!
    Portanto, já sabe: o facto de eu só comentar às vezes, não quer dizer que não tenha cá vindo. Apensa não tive tempo para comentar.
    A propósito: em resposta a um comentário que há tempos deixou lá no CR, perguntava se o lançamento do seu livro era em Lisboa ou no Porto.
    Pode dizer?

  9. soniapessoa Says:

    Olá Carlos, claro que posso dizer… e para além de dizer deixo-lhe já aqui o convite para que esteja presente no lançamento. Terei todo o gosto em vê-lo por lá. Respondendo à pergunta, o lançamento será nos primeiros dias de Dezembro (só não adianto já o dia pois a editora aguarda confirmação da Fnac) em Lisboa e uns dias depois no Porto e Braga. Reitero o convite, espero poder contar com a sua presença. Abraço

  10. Salvo qualquer imprevisto, lá estarei ( em Lisboa). Creio que já nos conhecemos de um curso de jornalismo ambiental na FLAd. Estarei enganado?
    Conchinhas

  11. Por norma comento, nem que seja: passeio para dizer olá….
    mas acho que se naõ nos apetece comentar naõ nso devemos sentir obrigadas a fazê-lo; para obrigações já bastam as do mundo real, e não são poucas…

  12. soniapessoa Says:

    Olá violeta, que bom ver-te por aqui. Eu espero que este mundo também tenha algo de real, as amizades que fazemos pelo menos. Volta sempre. Beijinho

  13. Olá Sónia.
    Eu escrevo um blog como se escrevesse um livro(presunção e água benta…)e depois, o “conteúdos” anda por aí… não me aborrece nada não receber comentários, como também não deixo de responder a todos. Só e apenas por uma questão de feed-back tenho um contador de visitas, que até não está visivel a não ser que corras a página até ao fim, e quase ninguem o faz.
    beijinho
    Jorge

  14. soniapessoa Says:

    Ao ler-te senti algum peso de consciência, pois tenho andado um bocadinho longe. A divulgação do livro está a impedir-me de vos visitar com a regularidade que gostaria… mas prometo que vou lá dar um saltinho. Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: