Para ler e reflectir…
O Paulo Carvalho não resistiu a transcrever este texto para o blog dele e eu sigo-lhe os passos… vale a pena ler, reflectir e tirar as conclusões que cada um de nós achar pertinente.
“Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que ’sim’.
O professor tomou então uma caixa de fósforos e a vazou dentro do frasco. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que ‘Sim’.
Logo, o professor pegou uma caixa de areia e a vazou dentro do frasco.
Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um ‘Sim’ retumbante.
O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:
“Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdessemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que
realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia.”
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: Então e o que representa o café? O professor sorriu e disse: “Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo”.
Bom fim-de-semana
Setembro 27, 2008 às 7:17 pm
E é uma bela história, não podia ser mais verdade.
Um óptimo fim-de-semana***
Setembro 27, 2008 às 9:24 pm
Por acaso já conhecia este texto e é simplesmente fantástico.
Conclui com chave de ouro…acho que todos deveriam ler e sobretudo interiorizar o que ele transmite.
Beijinho*
Setembro 29, 2008 às 9:50 pm
Recebi já há algum tempo este texto por mail… Pensei quantas vezes nos esquecemos que este frasco existe… e que se deixarmos, se formos grandes e partilharmos a vida, ele tornar-se-á sempre maior, com mais espaço, tempo e gente.
Bjinhos
Setembro 29, 2008 às 10:41 pm
Olá Ni, é verdade, tens toda a razão. Espero que estejas bem. Beijinho
Setembro 29, 2008 às 10:42 pm
Para as duas meninas acima, obrigada pela companhia, voltem sempre sempre. joquinhas
Outubro 1, 2008 às 11:54 am
Amei o texto! 🙂
xinhus
Outubro 1, 2008 às 12:10 pm
xinhos pra ti tb.