Alerta aos pais… bolsas de mérito

Este alerta é para os pais que têm filhos matriculados no ensino secundário em estabelecimentos públicos, particulares ou coorporativos em regime de contrato por associação. Este pais podem candidatar-se à atribuição de bolsas de mérito.

As condições para a candidatura são as de, o aluno, ter obtido uma classificação média anual, igual ou superior a 4 (9º ano) ou 14 valores (10º e 11º ano), relativa ao ano de escolaridade anterior, com aprovação em todas as disciplinas do plano curricular respectivo, e poder beneficiar dos auxílios económicos atribuídos no âmbito da Acção Social Escolar.

E faço este apelo porque eu própria recebi esta informação num prospecto que o meu mais novo (de ressalvar que a mais velha, que é quem se pode candidatar à bolsa, não trouxe informação nenhuma sobre isto) me trouxe da escola e porque “não sou nada distraída”, nem sequer li o papel… mas porque o meu marido é atento a estas coisas, leu-o e já fomos pedir o papelinho que é necessário preencher, fomos à escola antiga pedir um certificado de habilitações para entregar com o dito papelinho na escola nova e com estes gestos tão simples, que pouco tempo me fizeram perder, ficamos habilitados a receber uma bolsa de mil e tal euros, por recompensa do esforço feito pela piquena.

Aos interessados aconselho a fazer o mesmo, nos tempos que correm as oportunidades devem ser aproveitadas, e muitas vezes não o são porque estamos distraidos, ou porque a informação simplesmente não nos chega às mãos.

95 Respostas para “Alerta aos pais… bolsas de mérito”

  1. Ora aqui uma informação util, dá sempre jeito saber. Tenho receio que quando a minha filhota chegar lá a benesse já tenha acabado.

  2. Notícia interessante esta. Mas Sónia, você fala nas notas do 9º ano e depois diz “relativa ao ano de esolaridade anterior” e aqui não entendi. Notas do 8º ou do 9º?

  3. soniapessoa Says:

    OLá Patti, é um prazer vê-la por aqui. É relativo ao 9º ano, falo em ano anterior porque a bolsa só pode ser requerida depois de o aluno ter sido aprovado no 9º ano e se ter matriculado no 10º ano. A primeira parte do texto foi retirada na integra do prospecto da escola, mas a palavra anterior refere-se a 9º ano, para quem está agora no 10º. A mim só me ficou uma dúvida que hei-de esclarecer, que é em relação ao 10º e 11º: se o aluno pode requerer a bolsa no fim do 10º ano ou apenas no fim do 11º. Assim que saiba, virei aqui dar-vos tb essa informação.
    Beijinho

  4. Obrigada pelo esclarecimento. A minha filha está no 8º ano. Para o ano, se ela mantiver as notas como até hoje, vou logo informar-me disso.
    Esses auxílios econón«micos dizem respeito a quê? Livros, deslocações material escolar….

  5. soniapessoa Says:

    Patti, eu perguntei em que se traduzia essa bolsa, pois também pensei que fosse alguma coisa nesse sentido. Responderam-me que era um valor em dinheiro, de mil e qualquer coisa euros, que era pago em três prestações. Como o nome indica é mesmo uma bolsa de mérito, uma recompensa pelo trabalho feito e um incentivo para o ano seguinte. Sim, fica atenta pela tua filha, quando a matriculares no 10º, logo que comece as aulas, diriges-te ao SASE (agora ASE) e pedes o tal papelinho para fazer o pedido.

  6. soniapessoa Says:

    Em resposta ao primeiro comentário, penso que isto não corre esse risco, é aguardar e ver. Beijinho e volta sempre.

  7. Ok. Obrigada mais uma vez. E a zona é Lisboa.

  8. Olá. Se tiverem alguma dúvida relativamente às bolsas de mérito podem perguntar, porque recebi bolsa de mérito referente ao 9º, 10º e 11º ano.
    Neste momento preparo-me para concorrer à bolsa na universidade… o que dá bem mais trabalho!!

    Bjinhos 😉

    • Olá Boa tarde.
      Tentei candidatar o meu filho á bolsa de merito e disseram-me que não podia porque não tinha sase……
      Ele passou este ano para o 10ºano com média de 5.

      • soniapessoa Says:

        Anabela, e disseram bem. Só os alunos com escalão podem concorrer á bolsa de mérito. Beijinhos

  9. soniapessoa Says:

    Patrícia, podes fazer uma breve explicação de como decorreu esse processo? O que fizeste, o tempo que demorou e como te foi dada a bolsa?

  10. Bem, vou tentar ser o mais explícita possível. Não sei se vos saberei tirar todas as dúvidas, mas no que puder disponham.

    Antes de mais, começo por dizer que para o aluno ter direito a concorrer à bolsa de mérito tem que ser carenciado, ou seja, ter direito(à partida) a subsídio no ano lectivo em que concorre.

    A bolsa é sempre referente ao ano anterior. Ou seja, no 10º ano recebe-se a bolsa referente às notas do 9º ano.
    Como já disseste no post, o aluno tem que ter no mínimo 4 de média no 9º ano ou 14 no mínimo a partir do 10º.

    Normalmente, no fim do 3ºperíodo do ano, ao mesmo tempo que nos candidatamos ao subsídio, candidatamo-nos à bolsa de mérito. Posteriormente, quando os resultados do subsídio são afixados no início do ano seguinte, é também divulgado se o aluno é bolseiro, se tem apenas subsídio ou se não tem nada!

    A bolsa é distribuída em três prestações (normalmente, uma em cada período). Nos meus anos era apenas apoio económico e tínhamos que comprar na mesma material, livros, etc… No entanto, compensa muito mais que o subsídio!

    Pelos vistos, este ano as coisas alteraram-se e é possível obter bolsa e subsídio (livros, materiais..) em simultâneo.

    Se quiseres fazer alguma pergunta ou tiveres alguma dúvida estás à vontade.

    Espero ter sido clara;)

    Beijinho!

  11. soniapessoa Says:

    Obrigada Patricia. Beijinho

  12. De nada 🙂 Espero ter ajudado em alguma coisa.

    Beijinhos

  13. Agora quando tiver a Reunião de Pais do mais novo, vou esclarecer este assunto, uma vez que o mais novo merece a bolsa e o mais velho já não foi a tempo.

  14. soniapessoa Says:

    Sim Gi, deves ficar atenta e informar-te. Vale a pena… beijinhos

  15. olá…
    eu estoua agora no 10º ano, e no 9º ano terminei com média de 4,0… apesar de este ano não ter subsido escolar tinha no nono ano…
    a bolsa é a nivel nacional “obrigatóriamente atribuida”, quando reunidas as condições para tal?
    espero resposta

    obrigado,

  16. soniapessoa Says:

    Filipe, a bolsa é realmente atribuida obrigatoriamente, a nível nacional, quando estão reunidas as condições exigidas. Não sabendo eu quais são as tuas condições, aconselho-te a dirigires-te ao gabinete do SASE (novo ASE) da tua escola e lá poderão responder-te às tuas dúvidas. Obrigada pela tua visita, e qualquer dúvida apita que tentarei ajudar. Beijinho, Sónia

  17. é incrivel!!como é que nao nos chega uma informaçao desta??
    por acaso fui chamada à secretaria da escola do meu filho e pediram-me para me fazer acompanhar do meu NIB
    achei muito estranho…quando lá cheguei só me disseram que o meu filho tinha ganho 1 bolsa de mérito..pedi pormenores mas disseram-me que o funcionario que tratava esse assunto estava ausente..
    fiquei curiosa e investiguei na net onde encontrei algo que falava em 5 vezes o ordenado minimo nacional pago numa prestação só…
    ja consultei o meu extracto bancario e o dinheiro ja entrou..mas afinal foram 407 euros…nao percebo!!

  18. Gostaria de saber quando é que é efectuado o primeiro pagamento…frequento a escola secundaria de felgueiras e foi me atribuida a bolsa mas não sei o dia…
    Aguardo resposta

  19. soniapessoa Says:

    Marta, eu também estou à espera… só sei que é durante o mês de Dezembro. Abraço

  20. Olá a todos!

    Bem já vi que ainda existem algumas dúvidas disto tudo das bolsas de mérito para 9º, 10º e 11º!

    para começar começo por esclarecer que no 10º se recebe a bolsa do 9º; no 11º a do 10º e no 12º recebese a do 11º (isto se reunidas as condições necessaárias, que a baixo indico).

    Os alunos, para terem direito a bolsa de mérito, têm necessariamente de ter subsidio A ou B (que correspondem respectivamente aos escalões 1 e 2 do abono familiar)!

    Respondendo a um post que perguntava se teria bolsa no 10º por ter tido média de 4,0 no 9º e subsidio: de facto nao terás bolsa pois terias de ter subsidio no 10º também para receber então a bolsa!

    Respondendo ao post que que a senhora afirma ter recebido apenas 407 € é perfeitamente normal visto que a bolda é dividida em 3 prestações que faram no total cerca de mil e poucos euros, por isso deve aguardar o deposito das outras 2 prestações, caso nao se verifique entre em contacto com a secretaria da escola em questão!

    Deixo ainda um conselho: algumas escolas nao fazem automaticamente a selecção de alunos com bolsa de mérito e têm de ser estes a dirigir-se à escola para a requerer junto da secretaria (nomeadamento dos servições da SASE).

    Espero ter ajudado e caso tenham mais dúvidas que possa esclarecer, disponham!

    Cumprimentos a todos!

  21. *No post anterior deixei o meu nome imcompleto! =)
    Filipe Ferreira

  22. Ola! Ja me candidatei à bolsa =) mas so irei receber a primeira prestação em dezembro, certo?

    • soniapessoa Says:

      Olá Inês, tudo bem? Em relação à bolsa, certíssimo. A primeira prestação é em Dezembro, e depois em Março e Junho. Desejo-te um bom ano escolar e umas férias igualmente boas. Beijinhos

    • Sónia, como fizeste o processo ?

      Foste à nova escola pedir o impresso e foste buscar o certificado à antiga e posteriormente entregas-te tudo na nova escola ?

      Em que prazo é que isso decorreu ?

      É que tenho medo de já estar fora do prazo de inscrição, visto que me disseram que era quando soubesse qual a nova escola, e que lá iria fazer a inscrição, mas já li tanta coisa acerca de prazos de inscrição que tou com imensas incertezas !

      Obrigado pela ajuda

      • soniapessoa Says:

        Olá Rui. Não tenho certeza dos prazos, mas aconselho-te a assim que possas dirige-te à tua escola, que frequentaste este ano, e pergunta se ainda podes concorrer. No ano passado fiz a candidatura na escola onde a minha filha terminara o 9º ano, e foi na altura das matriculas. Este ano foi na escola onde ela fez o 10º e foi tb junto com a matricula. O melhor mesmo é ires o mais rápido possivel à tua escola, que na secretaria informam-te sobre isso. Qualquer coisa, apita. Beijinho

  23. Eu se soubesse disto no inicio do ano obviamente que me teria esforçado muito mais, mas prontos, esta merda é sempre assim.

    • soniapessoa Says:

      Pois Pedro! Mas vou dar-te um conselho… procura bons resultados, mesmo para além da bolsa, pois esses bons resultados vão dar-tre muito mais no futuro… beijinhos

  24. então é verdade que podemos ter o subsidiu em simultaneo com a bolsa! eu pensava que não!

    • soniapessoa Says:

      Ana, é verdade. Uma coisa é o subsídio, outra coisa é a bolsa de mérito que tem a ver com os resultados obtidos. Informa-te na tua escola. Beijinhos e bom ano

  25. Claro, mas incentivos financeiros dão sempre uma grande ajuda. o dinheiro estaria agora a ser bem investido xD

  26. ola vou agora para o 10 ano e caandidatei me a bolsa de mérito, mas não sei muito bem como isso é, pode me dar algumas informações? obrigada

    • soniapessoa Says:

      Olá Sara, se te candidataste à bolsa de mérito deves quando começarem as aulas, ir ao gabinete do SASE da tua escola, saber se foste seleccionada e se a resposta fôr positiva, esse mesmo gabinete, irá dar-te ao longo do ano (Dezembro, Março e Junho) 3 cheques que totalizarão o valor da bolsa. qualquer dúvida, escreve-me! Beijinhos

  27. Olá!
    Devo dizer que estava com algumas dúvidas relativamente à bolsa de mérito e ao subsídio.
    Quando me candidatei à outra escola tratei de todos os papéis necessários, mas permaneciam as dúvidas de quando se recebia o dinheiro e quanto era. Este blog ajudou-me imenso nesse aspecto, por isso agradeço-vos a todos.

    Não se esqueçam, aqueles que se deslocam de transportes públicos para as vossas escolas ou futuras escolas, que se não forem do mesmo município que vocês residem têm 50% de desconto no passe escolar dos 4 aos 18 anos.
    Já agora posso dizer o que é necessário:
    – solicitar uma declaração ao estabelecimento de ensino frequentado pelo aluno que comprove a sua matrícula;
    – preencher uma requisição, disponível nas empresas de transporte, a solicitar o benefício do 4_18@escola.tp.
    Estes dois documentos devem ser entregues nas empresas de transporte que, mediante a apresentação dos mesmos, venderão o cartão e o passe com descontos de 50 por cento.

    Para usufruírem do benefício, as famílias devem apresentar o bilhete de identidade ou cédula pessoal e um original do recibo da água, da luz, do telefone, etc. do encarregado de educação ou um documento da junta de freguesia que comprove a residência do aluno.

    (Estas informações foram retiradas do site do ministério da educação.)

  28. tania sousa Says:

    queria saber em relaçao ao 12º quando se recebe o dinheiro

  29. Boas, quando dizem Dezembro para o primeiro pagamento, é no inicio, meio ou final do mês?
    Desde já obrigado.

    • Tambem precisava de saber quando é que vou receber. É por volta desta altura ou no fim do mês? Alguem me pode informar?
      Obrigada.

      • soniapessoa Says:

        Inês, no caso da minha filha foi no início de Dezembro, mas este ano ainda não pagaram… deve estar para breve, penso eu. Abraço

  30. gostava de saber quando é k sao pagas as bolsas????????obrigado

  31. Já alguem recebeu a primeira prestação? Fui ver ontem e ainda não tinha recebido e como não conheço mais ninguém que esteja também à espera de receber a bolsa venho aqui tentar saber de alguma coisa..
    Cumprimentos.

  32. ANa Marques Says:

    Ja alguem recebeu? :s
    beijinhos*

  33. ainda não recebi nada :S ja alguem recebeu?

  34. Aqui pelo menos ainda não pagaram nada, não sei já se fiquei de fora da bolsa ou se são eles que tão atrasados.. :s

    • soniapessoa Says:

      Daniel, na escola da minha filha também ainda não recebemos. Dizem que está atrasado devido ao grande aumento do número de bolsas a atribuir. Mas elas vão chegar, fica descansado. Abraço

  35. bem, eu ainda não recebi nada:S o ano passado no inicio de dezembro já estavam , este ano, se é um atraso, que grande atraso:S já alguem recebeu?

    • soniapessoa Says:

      AmPereira, na escola da minha filha já deram os papéis, do costume, a assinar, por isso, mais uns dias e entregam os cheques.

      • eu é o primeiro ano que me inscrevi nisto, é preciso ir ao sase buscar esses tais papeis?

      • soniapessoa Says:

        Não. O Sase é que chama os alunos para assinarem um documento e depois entrega o cheque. Pelo menos na escola da minha filha é assim, mas não perdes nada em deslocar-te ao Sase e perguntar em que pé estão as coisas por lá e como se processam as coisas. Boa sorte e bons estudos

  36. ja fui á secretaria, disseram que para a semana ja devem chamar, e que recebemos logo as duas primeiras prestações

  37. novidades?

  38. também estou a espera da bolsa de mérito ha muito tempo. no ano passado em dezembro ja tinha recebido a primeira.
    já alguem recebeu?

  39. Boa tarde.
    Estou a terminar o 9º ano, e gostaria, se possível, que me esclarecesse algumas questões sobre as bolsas de mérito, sendo que eu perguntei na secretaria da minha escola sobre este assunto e responderam-me que isto apenas era para o 12º ano, apesar de saberem que não.
    – Para ter direito à bolsa tenho obrigatoriamente de ter ASE? No 9º, no 10º ou nos dois anos?
    – A bolsa é garantida, ou apenas posso candidatar-me sem ter a certeza de que a vou ter?
    – Para me candidatar tenho de o fazer na secretaria da minha futura escola na altura da matrícula? Que papéis tenho de apresentar?

    Desde já agradeço estas informações, visto que a altura das matrículas está a chegar e não quero perder esta oportunidade!

    • Letícia Says:

      Olá Rafaela, eu também terminei agora o 9º ano e vou agora para o 10º e relativamente as tuas questões eu penso que para teres direito à bolsa tu precisas de ter ASE no ano que corresponde à Bolsa agora como vais entrar no 10º deves ter ASE este ano lectivo (2010/2011), e claro que podes candidatar-te, eles logo verão se tens media para teres a bolsa, é fácil saberes se tens media para tal, é só somares todas as tuas notas e dividires pelo nº das mesmas, ex:
      L.P 4
      ING 4
      FR 5
      MAT 5
      EV 4
      HIS 4
      GEO 5
      TIC 5
      CFQ 5
      CN 4
      EF 3
      EMRC 5

      4+4+5+5+4+4+5+5+5+4+3+5 = 53

      sendo que eu somei 12 disciplinas divido 53 por 12

      53/12 = 4,416666

      Esta média é superior a 4 logo dá.

      Quanto a tua ultima questão, não sei bem responder, eu pedi um papel de candidatura à bolsa na papelaria da minha escola, e preenchi, embaixo no paple diz para entregar junto com o certificado de habilitações que penso que tenho de adquirir na secretária, e penso que tenho de entregar isto tudo no acto da matricula.

      Espero ter ajudado, também não sei muito

      Alguém sabe dizer quanto se recebe EXACTAMENTE nas três prestações
      e um aluno de ASE B recebe o mesmo de um aluno de ASE A

      OBRIGADA

  40. ola..eu estou a cabar agora o 9º ano e tirei 2 negas e a minha media é de 3.5 sera k da para a bolsa de merito?

  41. E no caso de alunos que queiram fazer melhoria do 12º ano?
    Também são abrangidos? Caso tenham media do 11ºano superior a 14 valores?

  42. Olá, procurava no google: Bolsas por mérito na Europa. Sério? Você só precisa de nota 4 em todos os anos? Nossa… 🙂 Então, já devo estar mais que admitida se for assim xDD
    Bem, você por acaso sabe de alguma coisa sobre bolsas de estudo na faculdade da Europa? (por mérito?)
    Obrigada 😉

  43. Ola 🙂

    Eu tenho média de 3.5 e não tenho nenhuma negativa dá para a bolsa?

  44. Ola 🙂

    A minha média é de 3.5 e não tenho nenhuma negativa da para a bolsa

  45. Olá
    sabem dizer-me do valor exacto da bolsa de mérito
    da soma das 3 prestações
    disseram-me que era por volta dos 1500 euros
    e gostaria de saber se é verdade
    acho que é 3X o salário mínimo nacional
    certo?
    não sei mesmo
    estive a pesquisar e encontrei pouca informação

  46. eu tenho media de 3.6 sem nenhuma negativa.

    da para a bolsa?

  47. António Tina Says:

    Bom dia, eu tive media de 16 no 10º ano e ja me candidatei a bolsa de merito, como recompensa recebo +/- 1000€-1200€ entregue em 3 prestações, uma em dezembro, outra em março e outra em julho, certo? Só mesmo para esclarecer.

  48. Boa tarde Sónia! Adorei o teu post, mas tenho uma dúvida.. Acabei de completar o 9 ano com notas bastante mais altas que a média requirida, a minha mãe tratou dos papéis da bolsa de mérito mas disse-me que só pode ser atribuída duas vezes nos 3 anos em que nos podemos candidatar, por exemplo: pedida no 9 ano, recebida no 10, pedida no 10, recebida no 11 e a partir daí já nao temos direito a uma terceira. É verdade?
    Agradeço resposta e mais uma vez obrigado pelo excelente post!

    • soniapessoa Says:

      Olá Carlos, desculpa só agora responder. A bolsa é atribuida durante 3 anos, ou seja, no fim do 9º ano, no fim do 10º e no fim do 11º ano. Beijinhos

  49. a minha média do 9º ano foi 3.7, e nao tenho nenhuma negativa, sera que essa média arredonda-se para 4 e eu recebo a bolsa de mérito?))
    obrigada =) beijinhos=)

  50. ´sonia cunha Says:

    Eu nao sabia de nada, acho que foi a minha diretora de turma que me inscreveu, eu simplesmente fui chamada a meio de uma aula pa levar a pepelada e disseram-me que ia receber a bolsa em 3 vezes.

  51. Olá! o meu filho vai ter bolsa de Mérito, será que alguem sabe quanto se recebe se tiver o escalão B?

  52. Eu já apareci na lista de quem vai receber na minha escola, podem-me dizer quanto tempo costuma demorar para receber o 1º cheque?

  53. Boa noite, só queria saber ao certo qual o valor a receber pela bolsa de merito referente ao 9º ano , e quando se recebe ?.

  54. Ana Teixeira Says:

    Bom dia, gostava de saber se tenho direito á bolsa de merito, porque o meu filho tem metia de 15 mas só tem direito ao 3 escalao.
    Obrigada

  55. a minha filha está no 10 ano e sempre andou no quadro de honra e excelencia de sua escola, no 7º, 8º e 9º anos, e foi a´única de sua sala a não receber a Bolsa de Mérito apesar de ter tido todo o mérito. Ela não tem o apoio do Sase, pois estavamos inseridas no 4º escalão de abonos da segurança social, actualmente extinto, mas temos imensas despesas, 2 filhos a cargo e imensas despesas com educação, alimentação, e habitação, que se calhar os apoiados com esse benef´cico não tem. Ela sentiu-se completamente descriminada pois essa bolsa diz respeito ao mérito obtido na escola e não tem nada a ver com escalões de rendimentos.

  56. e os alunos que estao no 12º ano e tiram uma média de 15 valores ou mais, nao recebem a bolsa ?
    agradecia que respondessem

  57. os alunos que acabam o 12º ano com media superior a 15 nao recebem bolsa de merito ?

  58. O meu filho tem direito a bolsa de merito, mas estamos em Fevereiro e ainda não recebeu. Gostava de saber se é esta escola que ainda não pagou ou todas estão nesta situação. E que nos outros anos a 1º prestação foi paga em janeiro assim como o valo dos livros.
    obrigada
    susana

    • Susana, estamos quase em Março e a minha filha ainda não sabe se vai receber bolsa da faculdade, por isso penso que o problema é geral. Para além de estarem a cortar nas bolsas, estão a demorar imenso a dá-las. Espero que corra tudo bem. Abraço

  59. boa tarde, gostava de obter um esclarecimento, estou este ano a frequentar o 12ª acabei o 11ª com uma média de 17.2 mas ´so este ano tive direito a subsidio (escalao b), como também só soube disto agora nao me inscrevi, será que ainda o posso fazer e tenho condiçoes para tal? obrigada

    • soniapessoa Says:

      Joana, este post foi colocado há vários anos, e por isso não sei como são agora os prazos, mas o melhor mesmo é tentares saber na secretaria da tua escola.

  60. Anabela Batista Says:

    Boa noite.
    Continuo com uma duvida.
    Neste ano letivo (2015)o meu filho acabou o 9ºano e não teve apoio do sase,tem média de 5. Pode ou não candidatar-se á bolsa de mérito?

    • soniapessoa Says:

      Anabela, deve consultar o Sase da escola do seu filho para confirmar a situação, mas de acordo com a informação que tenho, só podem concorrer á bolsa de mérito os alunos que tenham subsídio, ou seja, escalão A ou B. Mas, como disse, pode confirmar a informação na escola.

  61. Boa tarde,poso saber como se faz esta inscriçao, o meu filho fez o 10ª ano e teve media de 14.7,e tem o escalao A,sera que tem direito. Obrigado

    • soniapessoa Says:

      Galina, este blog está desactivado e só agora vi a sua msg… mas é na secretaria da escola que deve pedir para concorrer à bolsa.

  62. Maria José Matos Ferreira Maria José Matos Ferreira Says:

    Olá Bom Dia ! Apelo Urgente a quem saiba….por favor me ajudem….meu filho terminou 12º ano com 14 val, está no escalão A, tem direito a bolsa de mérito, certo? Quem deve providenciar informação , a Esc Secundária onde andou ou a Universidade? Ele ainda não sabe para que Universidade vai entrar….como aqui li , que só no ano posterior se recebe o valor da bolsa do ano anterior, a quem vamos ter que levar documentos e a informação? Ajudem-me por favor, até alguém que já tenha passado por isto, a sair deste imbroglio….muitooooo grata ! MJ

    • soniapessoa Says:

      Olá Maria José, não sei se reparou este post tem mais de cinco anos salvo erro e o blog inactivo, por isso não sei se posso ajudar pois a informação que tenho é dessa altura. No entanto, acho que não deve ter mudado muito… e quem trata disso é mesmo a escola, eles têm um papel para se preencher e que tem de ser carimbado pela escola a confirmar a nota do aluno, e enviado pela escola para a DGES. o meu conselho é que insista na escola e ao mesmo tempo, e imediatamente, envie um mail à DGES a expor o caso. Espero que corra bem. Beijinho Sónia Pessoa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: