De volta à escola…

É engraçado dar uma voltinha pela blogosfera e constatar que um dos temas principais é o regresso às aulas das nossas crianças… porque não gosto de meter nojo, de me armar em diferente e nem queria parecer insensível ao assunto, cá estou eu a dar o meu contributo no que respeita à minha experiência pessoal.

Este ano tanto a minha mais velha como o meu mais novo experimentam realidades diferentes, ela porque vai para o 10º ano, ele porque se atira às feras ao ingressar no 5º. É interessante observar a reacção de cada um, e a minha também. A mais velha está descontraída, disfarçadamente descontraída, mas alegre e feliz, expectante mas calma como é de seu feitio. Em relação a ela, também eu me sinto calma, é uma excelente aluna, extremamente responsável, nunca me deu qualquer tipo de problemas, antes pelo contrário apenas motivos de orgulho. O mais novo está nervoso, mas vaidoso, ontem antes do jantar, assumiu uma postura crescida quando se sentou a fazer os primeiros trabalhos de casa. Hoje quis ir para a escola sozinho (são cerca de 200 metros) e eu deixei… mas fui atrás de carro, qual figurinha triste, a controlar a situação. A mais velha ao meu lado gozava comigo e ficou ali mesmo a saber que lhe fiz o mesmo no primeiro dia em que também ela foi sozinha para a escola!!

Depois de os deixar a cada um na respectiva escola, enquanto voltava para casa, dei comigo a pensar. Ainda me lembro de quando os deixei, a um e outro, no infantário… o edifíco colorido, as salas aconchegadas, as cadeirinhas pequeninas… uma visão que nos dá, a nós pais, a segurança necessária para os deixarmos iniciar o percurso da vida. Na escola primária, ainda que não tão colorido, faltam os brinquedos, os desenhos nas paredes, continuamos a sentir alguma segurança, sabemos que os nossos bebés ainda estão protegidos. A passagem para o 5º ano é um corte radical do cordão umbilical, quando hoje deixei o mais novo (sem ele me ver, claro! lembrem-se que era suposto ele ir sozinho!!!), dei por mim a olhar para o edíficio, até é colorido (amarelo), mas é grande, muito grande… grande demais! E o meu mais novo pareceu-me, de repente, muito novo, muito pequeno para percorrer este novo caminho. Mas ele ía tão orgulhoso, com os olhos tão brilhantes, tão feliz, que soube nesse instante que é mesmo a altura certa, o momento de, sob vigilância e o nosso olhar atento, deixá-lo voar mais alto e atrever-se nessa estrada que é a vida…

4 Respostas to “De volta à escola…”

  1. Ainda só tenho os meus primitos para acompanhar esse crescimento, o progressivo incremento de liberdade e responsabilidades… E também me lembro que adorava ir sozinha para a escola, e depois voltar com os vizinhos, na galhofa, apanhar luzerna nos campos, e ervas secas que atirávamos uns aos outros para contarmos os “namorados”!
    São etapas da vida, fazem parte!
    ***

  2. soniapessoa Says:

    É verdade. são as melhores recordações. É bom ver-te por aqui. Volta sempre.

  3. Estiveste pouco tempo no meu blogue.
    Se lá quiseres voltar, na primeira página do blogue tens na 3ª, na 4ª e na 5ª posts iniciados com o título “Regresso às aulas”.

  4. soniapessoa Says:

    Desculpa Gi, o meu mais novo “expulsou-me” do computador. Irei com mais tempo ao teu cantinho. Beijocas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: