Lição de Vida II

Numa daquelas incursões que se fazem pela TV Cabo, num daqueles dias chatérrimos, como o de hoje, em que olhamos para o monte da roupa que há para dar a ferro e só nos apetece fugir, em que a inspiração para escrever é pouca, e resta então o marasmo do sofá, à espera de melhores horas, a correr os canais para a frente e para trás… foi nessa incursão que fui dar à SIC Mulher onde estava a dar o programa da Oprah. Ao prestar atenção apercebi-me de que ela fazia a introdução do convidado seguinte e que era o protagonista de um vídeo que aqui coloquei há uns dias atrás: Randy Paush.

Por acaso fiquei com a sensação de que tinha sido um post pouco visitado, ou que tinha, pelo menos, provocado pouca reacção. Talvez porque a última aula/palestra dada por este professor da Carnegie Mellon University ser em inglês, para além de uma intervenção demorada. Quando o vi na Oprah, fiquei curiosa e não mudei de canal… acabei com as lágrimas nos olhos, mais rica interiormente e com uma vontade imensa de o partilhar convosco.

Randy Paush é um professor universitário de ciências informáticas a quem, há cerca de um ano atrás, foi diagnosticado um cancro no pâncreas e a quem foi dado três a seis meses de vida. A última aula deste professor universitário foi dada na Universidade onde leccionava, perante uma plateia de cerca de 400 pessoas, mas era na verdade, e conforme ele diz, uma aula dedicada aos seus três filhos, ainda pequenos.

Nessa lição de vida, deixou-nos uma mensagem, entre outras, muito importante, que diz que devemos seguir os nossos sonhos com insistência e perseverança sem nunca desistir. Devemos viver o dia de hoje como se fosse realmente último. Devemos empenhar-nos de corpo e alma em cada projecto de vida que queremos realizar e acreditar que somos capazes de o fazer. Oprah perguntou a Randy se mudaria alguma coisa na sua vida, ao que ele respondeu que não, pois acreditava ter dado sempre o seu melhor e por isso não se arrependia de nada. E eu achei isto incrível, comoveu-me a força daquele homem ao aceitar de forma tão digna a sua condição, sem ter pena de si próprio, procurando o lado bom da tragédia. A mim deu-me uma grande lição de vida!

Randy Paush, soube hoje, morreu no dia 25 do mês passado, um dia antes do meu aniversário.

A história de Randy Paush (clicar em baixo)

http://www.youtube.com/watch?v=6EvhkBUnxeQ

5 Respostas to “Lição de Vida II”

  1. São este episódios de Vida que nos fazem olhar para as pequenas coisas da vida e nelas percepcionarmos a motivação, força de viver.

  2. É nestas alturas em que cada vez mais me convenço que o importante é viver, dia a dia, dar o melhor de nós e sobretudo vivermos para quem nos rodeia, porque a vida é mesmo curta….e quando damos por ela… já passou.

    Sabes que não tinha a noção desta historia?, tinha visto várias referências mas não tinha a noção…. a minha vida tem andado mesmo ocupada…

    Beijinho
    Jorge

  3. soniapessoa Says:

    é verdade Jorge, só visto. Impressionou-me a forma como este homem lidou”fria e racionalmente” com a situação, como preparou a sua morte para que a mulher e os filhos sofressem menos… só o olhar dele, quando falava nos filhos, o denunciava… impressionante!

  4. olá
    estava exactamente como tu a olhar para a roupa para passar quando vi o programa da Oprah. E turaste-me as palavras do pensamento.
    Bj

  5. soniapessoa Says:

    olá Maria, é bom ver-te por aqui. É um exemplo de dignidade, não?

    beijinho

Deixe uma Resposta

