Filmes para a Vida

(A propósito do video do post anterior, aqui fica o meu elogio ao filme, para a vida, que se segue.)

Viena. 1900. Eisenheim, O Ilusionista, é a grande sensação na cidade, com truques tão impressionantes que parecem tocar o reino do sobrenatural. O Inspector Chefe Uhl (Paul Giamatti) é um dos primeiros entusiastas, mas também um céptico. Desafiado pela insolência de Eisenheim, o herdeiro do trono austro-húngaro, o Príncipe Leopold (Rufus Sewell) está determinado em desmascarar as manipulações de Eisenheim. No centro deste conflito está a Duquesa Sophie von Teschen (Jessica Biel), antiga paixão de infância de Eisenheim e actual noiva do príncipe.

O Ilusionista aflora alguns importantes temas como a luta de classes e a dualidade entre ciência e espiritualidade, sem, no entanto, enveredar seriamente por qualquer um desses caminhos. E a magia do cinema é também envolver-nos num mundo irreal, de ilusões, de encantamento, absorvendo a nossa parte emocional, apesar do nosso cérebro insistir que é somente uma manipulação. Mas a fantasia pode ser tão ou mais gratificante que a realidade. O Ilusionista seduz-nos porque trata do limbo entre estes dois mundos, e prova que um filme de época não tem que ser excessivamente denso, e pode ser uma óptima peça de entretenimento.

O Ilusionista (clicar em baixo)                                                                 http://www.youtube.com/watch?v=E8LPvSZ_3yc

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: